20 de jun. de 2009

CERIDWEN E YULE

Segundo o calendário celta, neste sábado 20 de junho comemora-se entre os pagãos o dia de Cerridween. Seu símbolo é uma porca branca. É uma deusa de Gales. Ela domina a morte, a fertilidade, a inspiração, a magia, a ciência, a regeneração, as ervas, a poesia e os encantamentos. Particularmente. Existem outras denominações como Caridwen, Deusa da Lua, Grande mãe, Deusa dos Grãos, Deusa da Natureza. Particularmente é a deidade que consideraria completa. Até por anteceder um período que gosto muito, dia 21 de junho ,acontece aqui no emisfério sul, o Yule (Solstício de Inverno); Litha no emisfério norte. No Yule as roupas são sóbrias celebrando o inverno que chega. Come-se frutas, bolos de castanhas embebidos em cidra, carne de porco, chás de hibisco ou gengibre. Celebrava-se o nascimento da Criança Solar ou "Rei Sagrado". É o dia mais curto do ano, onde se busca a criança interior em contato com a Deusa Mãe.
Deusa da Lua nova para os antigos celtas. Cerridween é representada pelo caldeirão.
Hoje, faça um arroz especial em seu caldeirão, pedindo à deusa que lhe traga muito amor e paz. Use arroz, leite, canela, cravo e açúcar.
Outra magia que pode fazer é para saber quanto tempo levará até realizar um desejo. Coloque no caldeirão doze grãos de feijão branco e um preto. De olhos fechados, pergunte quantas luas levarão até seu desejo ser realizado. Quantos grãos brancos pegar antes do preto é o número de luas que terá que esperar.



MAGIA PARA YULE
Dia de Ceridwen, a Deusa da Lua Nova. Pegue um "caldeirão" e coloque doze grãos de feijão branco e um grão de feijão preto. Feche os olhos e escolha um grão. A quantidade de grãos tirados até encontrar o preto é a quantidade de luas até que seu desejo tão esperado se realize.

RITUAL À CERIDWEN
Cerridwen está relacionada ao renascimento e a ligação com os outros mundos. Seus rituais são realizados na Lua Minguante, que é seu símbolo. Sua cor é o negro e por isso recebe o título de NIGREDO, Senhora da Noite. Para realizar seu ritual e dar boas vindas à lua minguante você vai precisar de :
1 Vela Branca
1 Vela Vermelha
1 Vela Preta
O Caldeirão com Água
A Taça com Água
O Athame
Folhas de Louro ou Eucalipto
Disponha as 3 velas em forma de triângulo sobre o altar de forma que a preta fique a esquerda, a branca a direita e a vermelha no topo do triângulo, coloque o caldeirão no meio do triângulo formado pelas velas, coloque a taça abaixo do triângulo de velas então chame por Ceridwen :
"Oh antiga Deusa que reside no Norte
aquela que conhece o passado de todas as coisas,
ouça o meu chamado e que
minha invocação seja agradável aos seus olhos,
Oh Nigudo senhora da sabedoria e compreensão.
Ceridwen Mãe Celeste que a Lua Minguante
seja bem vinda e que seus poderes de exterminar
com todas as coisas negativas se espalhe sobre o mundo,
transmutando os Karmas,
solucionando os problemas,
curando as doenças,
afastando as intrigas,
a inveja, os obstáculos e
problemas que nos impedem de chegar a plena felicidade.
Oh Deusa da Inspiração e Criação,
venha em nosso auxílio!"
Espalhe as folhas de louro ou eucalipto sobre o altar coloque o athame em cima das mesmas dizendo:
"Mãe do caldeirão sagrado que sua face minguante seja bem vinda a este mundo para que tenhamos paz, saúde e bons presságios.
Que assim seja e que assim se faça para o bem de todos."

Nenhum comentário: